Acabo de voltar da minha viagem de férias e na bagagem trouxe novidades para o ArquiDicas, aproveitei para visitar a ExpoRevestir, maior feira de revestimentos do Brasil e América Latina, para trazer as tendências do mercado de pisos e revestimentos para este ano de 2016.
Tem muita coisa legal, a feira foi um sucesso e neste post eu preparei um apanhado com o que eu achei de mais interessante nesta edição da ExpoRevestir. Então se você não foi até a feira eu trouxe a feira até você!
Pisos e Revestimentos Novidades
No ano passado eu já havia visitado a feira e inclusive fiz um post mostrando o que foi tendência de revestimento em 2015, você pode conferir o post com fotos aqui: ExpoRevestir 2015.
Agora você vai conferir o que permaneceu e o que é novidade em revestimentos cerâmicos, madeira, cimentícios, metais sanitários e louças sanitárias, além de algumas decobertas bem legais que eu fiz nesta edição da feira para que você saiba como fazer a escolha certa para deixar sua casa ou apartamento ainda mais moderno com essas dicas especiais.
Novos Formatos de Revestimentos
Já no ano passado as marcas começaram a investir em novos formatos de pisos e revestimentos, onde pude observar várias marcas modelos hexagonais em pastilhas, pisos e revestimentos de paredes.
Neste ano essa tendência hexagonal ainda está em alta e agora uma nova gama de formatos começa a aparecer.
Painel Cerâmico Ceusa em Formato de Losângulo
Pastilhas Metálicas Glass Mosaic em Diferentes Formatos
Variação de Composição de Painel em 3D com as Peças da Manufatti Revestimentos
Imitações de Mármore
Desde o ano passado as marcas de pisos têm investido em tecnologias de ponta para criar peças de porcelanato com uma alta qualidade de impressão que conseguem com perfeição chegar à mesma qualidade dos revestimentos em mármore e outras pedras nobres, com a vantagem de ter um preço muito mais acessível.
As peças de porcelanato que imitam mármore são fabricadas em tamanhos maiores. Agora nesta edição da ExpoRevestir, confesso que me surpreendi com o tamanho das peças, por exemplo, a marca PortoDesign lançou uma coleção Classic Marble da linha Architetto com peças de porcelanato com 3 metros de altura por 1,5 metros de comprimento. O bacana é que isso tudo com uma espessura mínima, reduzindo assim o peso da peça.
E a qualidade gráfica dessas imitações é tão perfeita que ao escutar as pessoas comentando pela feira elas afirmavam que os porcelanatos se tratavam de placas de mármore.
A vantagem de se usar o porcelanato ao invés de pedras de mármore é o menor peso por metragem, menor espessura, menor preço e é claro o mais importante à facilidade de limpeza e de manutenção do porcelanato em relação ao mármore.
Usar mármore em projetos de interiores vai passar a ser uma questão meramente de status, porque esteticamente a indústria de porcelanato está fazendo um excelente trabalho.
Imitações de Madeira
Essa tecnologia de impressão também permitiu a criação de porcelanatos imitando a madeira, inclusive com a impressão de veios de madeira falsos.
Até a madeira de demolição já tem suas versões em porcelanatos como essa linha da Itagres.
Uma coisa que me chamou atenção nesses porcelanatos imitando madeira foram às peças decorativas para parede, algumas marcas estão fabricando boiserie e lambris para meia parede em porcelanato. Como esse aqui da Portobello.
Texturas, Painéis em Alto Relevo e Cobogós
Outra tendência que evoluiu do ano passado para cá foram os revestimentos em relevo, tanto em baixo relevo como em alto relevo, neste ano o que eu percebi foi o crescente investimentos de algumas marcas na fabricação de peças em alto relevo.
Enquanto em 2015 o alto relevo ficava por conta das marcas de peças de cimento como a Palazzo e a Castelatto, hoje as marcas de revestimentos cerâmicos entraram na jogada, como você pode ver nas imagens da Manufatti e da Ceusa lá no começo deste post.
Palazzo na ExpoRevestir0 2016
Castelatto na ExpoRevestir 2016
OALA na ExpoRevestir 2016
Esta foi uma marca nova que eu conheci que também faz painéis em alto relevo com temáticas geometricas, achei bem legal, mas confesso que tive dificuldade em achar a marca na internet, não consegui encontrar site, nem referências sobre a marca. Bem, se alguém souber mais informações sobre a OALA, publica ai nos comentários!
Decortiles na ExpoRevestir 2016
O stand da Decortiles estava bem bacana, é o da primeira imagem desse item sobre texturas e relevos, os produtos estão fantásticos e ficaram ótimos expostos a luz, gerando sombras bem marcantes. E eu resolvi destacar também a cerâmica canelada da terceira imagem que é um médio relevo discreto e elegante.
Manufatti na ExpoRevestir 2016
A Manufatti além dos produtos apresentados anteriormente ainda trouxe um espaço bacana, com vários procutos para painel em alto relevo, cobogós e ainda peças que possibilitam a inserção de iluminação no interior das peças.
Dune na ExpoRevestir 2016
A Dune foi outra marca que surpreendeu com muitas peças luxuosas e artísticas, algumas peças me chamaram atenção pelo relevo como o primeiro revestimento da terceira imagem que mostra uma cerâmica dourada com uma textura inflada, que esteticamente cria um contraponto com a rigidez do porcelanato, dando a impressão de uma superfície macia.
Solarium na ExpoRevestir 2016
Ceusa na ExpoRevestir 2016
Além dos revestimentos da Ceusa apresentados no inicio do post, este aqui, em baixo relevo também merecia ser citado, linha Dália.
Deco Painel na ExpoRevestir 2016
A DecoPainel trouxe para revestir painéis de MDF revestidos com PVC ou PET em texturas de médio relevo.
Innovarte3D na ExpoRevestir 2016
Uma opção mais leve e acessível são as placas decorativas da Innovarte3D, feitos em fibra de bamboo são mais leves e fáceis de serem instalados.
Gardenia Orchidea na ExpoRevestir 2016
A marca Gardenia Orchidea Revestimentos trouxe essa peça em baixo relevo e com acabamento cromado absolutamente sofisticado.
Portobello na ExpoRevestir 2016
Para finalizar as texturas e relevos esta coleção da Portobello que tem uma textura suave e bem agradável.
Revestimentos e Louças Metalizados
Se a imitação de aço corten do o forte do ano passado, nesta edição da ExpoRevestir foi a vez dos dourados e cromados, presente nos metais sanitários de várias marcas, louças sanitárias douradas, porcelanatos dourados, incluído imitações de folhas de ouro.
A PortoDesign também apostou no dourado e trouxe um porcelanato em tamanho grande para a feira.
E claro que como a ExpoRevestir não apresenta só revestimentos de parede e traz também uma gama de empresas de metais e louças sanitárias o dourado em torneiras, chuveiros e outros metáis para banheiro sem dúvida voltou para ficar.
A Deca também apostou nessa tendência e fez um contraponto bem bacana, ao mesmo tempo em que apresentou peças cromadas em diversos tons de dourado, por outro lado trouxe o preto fosco, tanto em peças cerâmicas, como em metais sanitários.
A marca de metais sanitários Franz Viegener também me encantou com peças com formatos elegantes e requintados.
A marca Axor de metais sanitários trouxe um chuveiro diferente para a feira que mais parece um pendente do que um chuveiro.
Finalizando os dourados a Laufen apostou em uma cuba douradíssima que certamente não passou despercebida pela feira.
Outras Descobertas da Feira
Conheci uma nova marca bem fofa na feira, a Lurca, que fabrica azulejos geométricos fabricados através de processos de serigrafia. Eu gostei muito dos padrões geométricos, parecem ser divertidos fugindo do convencional.
Outra marca que foge completamente do tradicional é a Paleolítico que produz azulejos artesanais temáticos.
Um stand me saltou aos olhos quando eu vi uma multidão enfileirada eu resolvi parar e ver do que se tratava – como boa curitibana que adora uma fila- fui até o espaço e acabei por conhecer o que considerei um dos destaques desta ExpoRevestir 2016, a marca Cristal Pool, que criou um revestimento moldável que lembra muito a areia natural da praia.
Na foto abaixo que eu pegueio no site da empresa, um exemplo da aplicação deste produto inovador. Ele é poroso, feito com partículas de quarzto e conchas naturais moídas, pode ser usado como elemento antiderrapante em bordas e no interior de piscinas e espelhos d”água.
A vantagem além da aparência de praia paradisíaca que ele oferece, é a facilidade na moldagem e a eliminação de juntas, pois trata-se de uma massa uniforme.
Seria este o meu resumo da ExpoRevestir 2016, espero que o post tenha sido útil e espero ter apresentado boas marcas e revestimentos modernos para deixar a sua casa ou apartamento renovado.
Um grande abraço e até o próximo post.
Achei a OALA pelo facebook.
E tem o site também: http://www.oala.com.br/
Obrigada Jordana, valeu por achar o site da OALA! Um abraço 🙂
Fica lindo a decoração com as placas em pvc
[…] mostramos no ArquiDicas, as novidades de revestimentos apresentadas na Exporevestir 2016. Você confere agora, o top 10 com as tendências para 2017 que irão sair da feira para a sua […]
amei lindo
Maravilhoso teu post Fernanda.
Vi muita novidade linda paqui!
bjus
ana
jeito de casa
Bom dia!! Todos esses revestimentos em alto relevo são cerâmicos? Estou precisando resolver um problema na minha residencia recém construída mas preciso de um porcelanato … Como é uma parede gostaria de um desses modelos de alto relevo que n evidenciasse o rejunte…. mas n consigo achar….
Olá Adriana, tudo bem? Muitas vezes é difícil encontrar porcelanato em alto relevo em lojas de materiais de contrução como a Leroy Merlin e outras, essas peças diferenciadas são encontradas em lojas especializadas em revestimentos. Nesse post tem alguns exemplos das marcas Ceusa, Glass Mosaic, Manufatti, Decortiles, Palazzo, Castelatto, OALA, Dune, Solarium, Gardenia Orchidea. Você pode também entrar no site dessas marcas que vai ter a lista de lojas revendedoras e suas respectivas cidades, onde será possível encontrar esses revestimentos especiais. Um grande abraço.
Fernanda, um hotel que me hospedei em Miami tinha uma piscina com um revestimento arenoso, que pode ser uma técnica similar ao crystal pool. Bom saber que chegou no Brasil, pois foi a piscina mais “confortável” que já usei. Adorei as dicas! Parabéns!!
Amei !!!!!