Ter um jardim pequeno não é desculpa para falta de cuidado com a área externa, mesmo com uma área restrita é possível usar mão da criatividade para fazer um maravilhoso jardim com a sua personalidade. Confira nossas dicas de como projetar um jardim pequeno para que ele fique perfeito.
A grande vantagem do jardim pequeno é a seletividade, com pouco espaço é preciso focar no necessário, na funcionalidade do jardim.
Os jardins são espaços de relaxamento e contemplação, onde desligamos a nossa mente do estresse diário, um cantinho para uma leitura, para tomar um pouco de sol, de reunir os amigos para uma roda de viola. Por isso vale a pena investir em bancos, cadeiras, espreguiçadeiras (quando couber) e quem sabe até uma redinha.
E se não tem muito espaço para as plantas use as paredes, faça um painel vegetal com espécies de pequeno porte, deixando sempre na base uma faixa permeável. Ou ainda o plantio em níveis diferentes, com platôs. Opte por espécies perenes, que não troquem de folhas durante o ano, e flores que se mantem abertas por mais tempo.
Abuse de pisos de madeira, decks e plantas com diferentes formatos e tamanhos para criar um ambiente lúdico que da a impressão de ser maior, como um bosque.
Crie diferentes pontos de vista, aproveitando bem cada espaço do jardim, tente disfarçar as fronteiras existentes, quando o seu olho não sabe onde o jardim começa e termina você tem a impressão do espaço ser maior. Observe as vistas internas da casa para o jardim dando atenção a estes espaços.
De preferência a paredes em tons pastéis, que ajudam a refletir a luz e iluminam o jardim, mas evite o branco para não ficar muito claro ofuscando a vista. Use as cores escuras para dar profundidade ao fundo do jardim.
Quebre as linhas retas, use as curvas para fazer o seu jardim fluir, linhas sinuosas podem dar movimento ao jardim pequeno e tornar o ambiente externo mais agradável. Trabalhe com luz e sombra, cheios e vazios para intensificar o movimento.
Aguce os sentidos – olfato, tato, visão, paladar e audição – use plantas coloridas que se destaquem, com texturas diferentes, espécies perfumadas e quem sabe até frutíferas ou hortaliças. Coloque uma fonte de água, um sino dos ventos para fazer aquele barulhinho bom.
E por fim, invista nos seus “convidados de asas”, posicione estrategicamente comedouros para os pássaros para que o seu jardim seja sempre cheio de vida!
Adicionar Comentário