Com o estresse do dia a dia, cidades cada vez mais urbanizadas, mais concretadas, mais cinzas, os jardins verticais surgem como uma solução para a falta de espaço para áreas verdes nas cidades, para aquelas pessoas que querem trazer um pedacinho da natureza para dentro da sua casa.
O jardim vertical, nada mais é do que um jardim que é fixado no sentido vertical em muros, ou suspenso por suportes instalados na vertical, podendo criar painéis verdes com plantas de diversas espécies, ou ainda plantas suspensas verticalmente em suportes espaçados, sem que haja a percepção de uma unidade entre as mesmas.
Atualmente os jardins verticais estão sendo muito utilizados em grandes construções, fachadas de edifícios com propostas sustentáveis, pois o painel verde cria um isolamento acústico e térmico natural, além de servir também para o controle da iluminação natural que incide sobre as fachadas dos edifícios.
É o caso da casa Stacking Green desenvolvida pela empresa de arquitetura Vo Trong Nghia que projetou na fachada suportes para plantas dispostos verticalmente ao longo de 4 pavimentos.
Par complementar o jardim vertical na fachada o projeto ganhou ainda um terraço jardim, já que o terreno pequeno e estreito não possibilitava um jardim horizontal no térreo.
Assim como esse projeto muitos outros edifícios de grande porte estão investindo no jardim vertical para economizar energia com sistemas de condicionamento de ar, reduzir a poluição do ar, principalmente a poluição sonora, e ainda criar ambientes mais amigáveis para quem trabalha ou mora estes edifícios.
Mas, o jardim vertical não é uma exclusividade dos grandes edifícios, qualquer um pode ter o seu próprio jardim vertical na escala que desejar, pode ser pequenos painéis decorativos, calhas de PVC suspensas com plantação de ervas, muros ajardinados ou ainda painéis internos. São comuns em projetos paisagísticos residenciais com jardins pequenos e jardins de inverno.
Plantas para Jardim Vertical
Como o jardim vertical pode ser instalado na parte interna ou externa preciso saber escolher bem as espécies de plantas para esse tipo de jardim, os locais devem receber iluminação, mesmo que indireta, e as espécies tem que estar de acordo com o local de instalação do jardim.
Ou seja, jardins expostos ao sol devem ter espécies que são cultivadas a sol pleno, já na área interna as espécies escolhidas devem ser de sombra.
É possível cultivar praticamente qualquer espécie de plantas e até de árvores em jardins verticais, contanto que as raízes tenham espaço para se desenvolver no suporte utilizado e que o suporte aguente o peso total contando com a terra úmida.
Nas casas é comum se plantar espécies comestíveis como o manjericão, manjerona, orégano, alecrim, tomilho, sálvia, hortelã, coentro, salsinha, pimenta, etc. Principalmente próximo às cozinhas, facilitando o uso dessas ervas.
Também é muito comum o uso de espécies de suculentas, por serem plantas cactáceas, parentes dos cactos, que não precisam ser irrigadas com frequência e se adaptam bem a meia sombra.
É importante escolher espécies de plantas perenes para jardins verticais, plantas que não perdem suas folhas com as estações para que o jardim se mantenha sempre vistoso durante todo o ano.
Algumas espécies de plantas ajudam a esconder as estruturas de apoio do jardim vertical, são plantas com folhagem pendente, ou semi-pendente. Outra opção são as forrações, é possível variar as espécies de forrações para criar painéis coloridos e com texturas diferentes.
Espécies de Plantas para Jardim Vertical – Sol Pleno:
- Aspargo-pluma (Asparagus densiflorus)
- Barba-de-serpente (Ophiopogon jaburan)
- Brilhantina (Pilea microphylla)
- Colar-de-pérolas (Senecio rowleyanus)
- Clorofito (Chlorophytum comosum)
- Flor-canhota (Scaevola aemula)
- Flor-de-coral (Russelia equisetiformis)
- Hera-inglesa (Hedera helix)
- Jibóia (Epipremnum pinnatum)
- Lambari-roxo (Tradescantia zebrina)
- Orquídea-grapete (Spathoglottis unguiculata)
- Liríope (Liriope spicata)
- Tilândsia (Tillandsia sp)
- Trapoeraba-roxa (Tradescantia pallida purpúrea)
Espécies de Plantas para Jardim Vertical – Meia Sombra:
- Antúrio (Anthurium andraeanum)
- Asplênio (Asplenium nidus)
- Babosa-de-pau (Philodendron martianum)
- Barba-de-sepente (Ophiopogon jaburan)
- Bromélia (Guzmania sp)
- Columéia-peixinho (Nematanthus wettsteinii)
- Chifre-de-veado (Platycerium bifurcatum)
- Chuva-de-ouro (Oncidium sp)
- Dedo-de-moça (Sedum morganianum)
- Dinheiro-em-penca (Callisia repens)
- Falenópsis (Phalaenopsis x hybridus)
- Flor-batom (Aeschynanthus radicans)
- Flor-de-maio (Schlumbergera truncata)
- Liríope (Liriope spicata)
- Peperômia (Peperômia scandens)
- Rabo-de-gato (Acalypha reptans)
- Ripsális (Rhipsalis bacífera)
- Renda-portuguesa (Davalia fejeensis)
- Samambaia (Nephrolepis exaltata)
- Singônio (Syngonium angustatum)
- Vriésia (Vriesea sp)
Como Fazer um Jardim Vertical
Parece simples e fácil fazer o seu próprio jardim vertical, tem um punhado de tutoriais no Youtube ensinando como fazer um jardim vertical, mas os jardins verticais demandam alguns cuidados importantes para que as plantas se mantenham saudáveis, com cores vivas e não apodreçam ou sequem no suporte.
Jardins verticais mal feitos ao invés de trazer benefícios pode causar mau odor devido ao apodrecimento das plantas.
Para jardins verticais extensos de fachadas e muros altos, onde as pessoas não têm acesso com facilidade é preciso contratar uma empresa especializada de paisagismo vertical para fazer o projeto, pois essas empresas utilizam materiais apropriados, inclusive substratos que são mais leves e não vão sobrecarregar a estrutura das fachadas, paredes e muros.
Além de prever sistemas de irrigação automáticos com adubagem líquida, sistemas de escoamento da água eficientes e ainda escolher espécies adequadas para o jardim vertical.
Você pode encontrar essas empresas na ABAP – Associação de Arquitetos Paisagistas.
Vasos para Jardins Verticais
Agora se o seu objetivo é apenas fazer um jardim vertical simples você pode optar por vasos dispostos verticalmente (vasos de barro absorvem melhor a água), ou ainda estruturas prontas para jardins verticais feitas de concreto, de plástico, estruturas cerâmicas, placas de fibra de coco e até vasos feitos com canos de PVC.
Para fixar vasos utilize painéis de madeira, treliças de bambo ou metálicas e cordas para os jardins suspensos.
Lembrando que a estrutura tem que ser firme e bem fixada, com furos para que a água escorra e com um sistema de dreno para essa água excedente caso o jardim seja interno.
Jardins Verticais – Vídeo
Agora fique com o vídeo sobre jardins verticais da arquiteta paisagista Daniela Sedo em uma matéria para o site Imovelweb. Confira!
muito legal e completo!
Obrigada Lari 🙂
Boas imagens e texto bem conseguido, valeu…
Há mais textos bem pensados sobre os jardins mas não como esse (https://www.mestredobras.pt/Blogue/Geral/Jardins-ha-muitos-mas-nenhum-como-o-seu) que ajuda e aborda os jardins numa temática mais global e para todos os serviços de jardineiro…
Ótimas dicas para ter um jardim contemporâneo e harmonioso.
Na Netgrama você encontra os dois tipos de gramas mais famosos para a montagem de jardins residências. Grama Esmeralda e Grama São Carlos
Adorei as dicas, vou fazer um painel na casa, parede de entrada .
Muito boas dicas.. Também vou fazer!
https://www.portaldicasdevo.com.br/
[…] Fonte: https://www.arquidicas.com.br/jardim-vertical/ […]
Gostei da matéria!
Tentei buscar está entendendo sobre o jardim vertical pra poder utilizar em meu corredor. É um espaço onde fica livre, bate bastante sol, além de ser uma boa ideia para cultivar plantas para o próprio consumo.
Amei as dicas mas tenho uma dúvida… Se puder me responder ficarei feliz.
Quero fazer um pequeno Jardim vertical na próximo a cozinha, uma área coberta q não bate sol direto mas tem bastante luz… meu filho toma nan e eu queria reaproveitar as latas como vasos … mas mesmo que eu faça pequenos furos em baixo…. Não há perigo de enferrujar ? O q fazer pra evitar isso ?
Olá Milena, você pode manter as plantas em um vaso plástico e colocar dentro das latas de Nan, aquele vaso simples que vem com as mudas dentro. E nas latas pode usar um spray anti-ferrugem. Assim, a terra não entrará em contato com as latas.
Olá Milena, você pode manter as plantas em um vaso plástico e colocar dentro das latas de Nan, aquele vaso simples que vem com as mudas dentro. E nas latas pode usar um spray anti-ferrugem. Assim, a terra não entrará em contato direto com as latas.
Olá Milena, pode usar spray anti-ferrugem nas latas e manter as plantas dentro do vaso plástico simples e você coloca o vaso plástico dentro das latas de Nan. Abraço.
Maravilhoso esse modelo de jardim, vou fazer em casa, já que não tenho tanto espaço para os jardins convencionais!
Muito obrigada pelas dicas!
[…] Fonte fotos: 1/2/3/4/5/6/7/8 […]
Gostei muito da matéria , parabéns pela forma didática e profissional de como foi apresentada.
Estou em fase final de construção de minha residência em Aldeia da Serra, Barueri São Paulo.
Gostaria indicação de um ou mais profissionais paisagistas que pudessem desenvolver um projeto para um jardim vertical externo em minha nova casa.
Att
Adorei suas idéias. Estou tentando fazer jardins na escola em que trabalho. Temos muito espaço e quero melhorar nossa paisagem.
Obrigada!
Gostaria de fazer um quadro verde na minha varanda que normalmente fica c.o vídro fechado, pois trabalho o dia todo e abro a noite quando eu chego. Pega todo o sol da tarde e em dias de calor fica bem quente. Minha varanda é pequena
[…] Com o estresse do dia a dia, cidades cada vez mais urbanizadas, mais concretadas, mais cinzas, os jardins verticais surgem como uma solução para a falta de espaço para áreas verdes nas cidades, para aquelas pessoas que querem trazer um pedacinho da natureza para dentro da sua casa…ver mais […]
Muito bonito gostei bastante.
Vossos trabalhos são excelentes que bom!!!!!!
Tenho uma dúvida será que na terra de praia dá para meter relva.
Além disso queria saber se posso plantar os croton na terra de bungo
[…] Fonte: dcorevoce.com.br, folha uol, arquidicas.com.br, […]
Obrigada palas dicas, agora vou fazer aqui em casa, tenho muito espaço para aproveitar, abraço.
[…] post Jardim Vertical – Aprenda Como Fazer, Dicas e Fotos appeared first on […]
[…] ARQUIDICASa Os cuidados com plantas em jardins verticais são os mesmos que devemos ter com plantas em vasos […]
Muito maravilhoso!!!👌👏👏👏 Se oferessecem um curso básico e gratis com certificado digital. Nada mal…
[…] e de abundancia. Para os amantes dos jardins verticais, vale a pena estudar o assunto. Inclusive, esse artigo pode nos dar alguma […]