Com uma vista exuberante e privilegiada do litoral, a casa pertence ao caseiro da propriedade e fica ao lado de uma imensa pedra, com uma pequena rua passando atrás da residência. Trata-se de um projeto de reforma que aproveitou uma antiga habitação construída em paredes grossas de pedra e telhas de barro.
Aproveitando o visual que fica a 100 metros de altitude a dupla de arquitetos propôs a construção de um segundo pavimento, uma caixa branca que repousa sobre as paredes de pedras em balanço, onde ficou o novo quarto do caseiro, com uma ampla janela do piso ao teto que emoldura o canal São Sebastião e parte do continente.
A leveza da caixa branca contrasta com as paredes pesadas de pedra e cria um jogo de volumes muito interessante. No piso inferior, ao nível da rua, ficam a cozinha integrada com a sala, lavanderia e o banheiro. Os arquitetos aproveitaram a lateral formada pela rua e o muro de arrimo para criar uma entrada aconchegante, uma área externa que se integra muito bem a cozinha por meio de uma porta—janela de vidro que corre lateralmente.
As pedras foram utilizadas para a execução de um banco encostado no muro de arrimo. O piso de ambos os pavimentos foram feitos de cimento queimado, fácil de limpar, fresco e perfeito para o ambiente. A bancada da cozinha também foi feita de concreto com portas e armários em madeira reaproveitada das formas usadas na confecção do segundo pavimento. As portas e janelas foram feitos com a madeira reutilizada da obra, dando um tom de rusticidade ao casebre.
A iluminação da o tom final ao projeto que mistura o contraste da forma pura do quarto com a imensa rocha que fica em sua lateral. O projeto de 36 m² foi executado em 2008 e ganhou menções honrosas na AR Awards 2009 em Londres e também na 8ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo.
VEJA A SEGUIR AS FOTOS DA CONSTRUÇÃO DA CASA BOX
Adicionar Comentário