Esta é uma casa de 565 m², projetada pelo escritório paulista Studio Guilherme Torres, concluída em 2006, localizada na cidade de Cornélio Procópio, interior do Paraná.
A casa, denominada AS House, foi planejada para garantir a privacidade dos seus moradores, ao invés de priorizar as vistas externas o arquiteto buscou voltar a casa para o interior (jardim interno), por isso o seu pavimento superior fica ao nível térreo e o inferior fica abaixo.
O arquiteto projetou a garagem no pavimento superior, repare na imagem acima que a rampa da garagem sobe. Com esta solução a rampa para o acesso dos automóveis ficou mais curta e o acesso da garagem mas prático.
Ainda no pavimento superior, que fica ao nível da rua praticamente, localiza-se a entrada principal (foto acima á esquerda), que tem acesso a uma pequena área de transição, onde está a escada com acesso para o nível inferior. Do corredor de entrada da casa AS é possível acessar os três quartos. Como é uma área íntima, o corredor dos quartos tem uma porta de separação para a área de circulação principal.
Na área íntima da casa ficam os quartos, sendo todos suítes e uma sala de tv que pode ser transformada em um quarto extra, pois tem o seu próprio banheiro com chuveiro. A suíte máster , ou quarto do casal, tem acesso pelo closet, a cama fica na zona intermediária e o banheiro do casal fica nos fundos.
A casa conta com duas escadas, uma para a área social e outra para a área de serviço. No pavimento térreo ou inferior fica a cozinha e as salas de estar e jantar, tanto a cozinha como as salas podem se integrar ao jardim com piscina, pois têm com a parede feita de portas de vidro corrediças. A parede da sala de estar é usada como uma galeria que abriga diversos quadros de fotografias.
Aos fundos fica uma área gourmet para churrasco semicoberta, um quarto de serviço, vestiário, lavanderia e varanda de serviço para que as roupas não fiquem expostas quando estiverem secando. A piscina foi revestida com pastilhas verdes, já que não tem muitas áreas com vegetação no terreno.
Sua paleta de cores inclui o tom natural do cumaru, madeira utilizada nos pisos dos quartos, o branco das paredes e do piso de cimento branco do térreo, o preto das mobílias e ainda o verde esmeralda da piscina.
Galeria de Fotos da AS House
Fotos: Beto Consorte
A casa foi projetada de forma racionalista com laje sobre pilotis, deixando a fachada livre. Sua planta forma um “C” que abraça o jardim, com uma boa divisão e relação entre os setores sociais, íntimos e de serviços, além de garantir a privacidade e segurança dos seus moradores, sem perder a liberdade de ter aberturas amplas para a sua área externa.
Um ótimo exemplo da arquitetura contemporânea brasileira. Apesar de não ficar evidente nas imagens ou plantas da casa, as áreas que não possuem janelas são iluminadas por zenitais na cobertura.
[…] AS House – Studio Guilherme Torres […]