Hoje é dia de falar de cores para sala para que você saiba certinho como combinar as cores e mais para facilitar esse processo já preparei 47 imagens com fotos de salas ao lado das respectivas paletas de cores, assim fica mais fácil visualizar o que você vai aprender aqui comigo. Vamos lá?
As cores dão vida e transformam os ambientes, podem causar a sensação de amplitude espacial, frescor ou tornar os ambientes mais íntimos e aconchegantes.
A escolha dos revestimentos das paredes, dos móveis, os acessórios da sala de estar ajudam a compor o cenário de cores da sala de estar e hoje você vai aprender um pouco mais sobre as cores e como elas podem influenciar a saúde e até o seu humor.
O Significado das Cores
Você já deve ter escutado ou lido alguma coisa sobre a psicologia das cores, ou mesmo sobre o significado das cores, como por exemplo, o azul que é uma cor calmante, fria e profunda, que simboliza a espiritualidade, o céu, o mar, mas que também pode ser uma cor depressiva.
Fato é que realmente as cores têm influência não só sobre o nosso estado psicológico, mas também sobre o próprio funcionamento do nosso organismo, já foi comprovado por estudos científicos que as cores podem reduzir ou aumentar a frequência cardiorrespiratória dos seres humanos.
As cores têm suas próprias frequências e interagem com o nosso organismo mesmo quando a gente não está observando a cor.
Você já se perguntou por que o oceano “é azul”? Na verdade a água é incolor, mas nas profundidades do oceano a única cor que é refletida é o azul, as outras cores são absorvidas conforme se adentra na profundidade do oceano, o que tem haver com a frequência da cor azul.
Então saber escolher a cor para sala, para sua casa de maneira geral, é muito importante, principalmente as cores para o quarto, sobre o qual já abordei em um post anterior.
Escolher e combinar as cores para sala é muito mais do que decoração, está relacionado com as emoções e com a saúde de quem irá frequentar este espaço, mas lembre-se:
O poder da cor está associado com a intensidade da cor, como essa cor é combinada com outras cores e ainda qual a proporção em que está cor é utilizada no ambiente.
Características das Cores
Vermelho: O vermelho é uma cor quente, vibrante, emocional, estimulante, que acelera os batimentos cardíacos e a respiração. Representa paixão, sexo, calor. É uma cor que aparenta proximidade, ideal para pessoas introspectivas.
Nos ambientes o vermelho saturado (intenso) deve ser usado em detalhes, nos acessórios de decoração. Na pintura, papel de parede ou adesivo o ideal é usar o vermelho nas paredes do fundo do sofá, com pouca visibilidade quando a sala estiver em uso.
Para dar claridade ao ambiente combinar o vermelho com branco, deixando as cores escuras apenas nos detalhes, já para ambientes intimistas combinar o vermelho com cores escuras, marrom, preto, cinza, com detalhes na cor branca para equilibrar a composição.
Outra combinação interessante é o vermelho com suas cores análogas (vermelho, laranja e amarelo) ou ainda (vermelho, violeta e laranja) criando uma espécie de degrade de cores, ou ainda combinar o vermelho com cores complementares (vermelho e azul) ou (vermelho e verde).
Eu sei que vai ter o espertão que vai dizer que azul não é complementar do vermelho, mas quando cito o azul como cor complementar não me refiro ao círculo cromático de Itten, mas sim ao oposto psicológico da cor vermelha, que é o azul. Já que o vermelho representa calor e o azul frio, entre outros binários formados por estas duas cores: inferno e céu, energia e tranquilidade, proximidade e afastamento, etc.
Dica: Para não errar na mão, ao trabalhar com cores puras – também chamadas de cores vivas, cores saturadas ou cores intensas – e suas cores complementares puras usar as cores nos acessórios, ou optar por uma cor principal e a sua complementar nos detalhes, acrescentando uma base neutra (branco, bege, cinza, marrom, preto).
Rosa: O rosa é a mistura de vermelho e branco, mas ele não carrega as características do vermelho, pelo contrário o rosa é considerada uma cor calmante, cor de afetividade, proteção e carinho, como as paredes do útero materno o rosa tem esse poder sobre nós, principalmente em tons de pele.
O rosa vai muito bem com o branco, já com o preto, cinza e branco forma uma combinação refinada.
O rosa, turquesa, amarelo, verde e azul em tons pastéis criam um ambiente meigo, as chamadas candy color, ou com tons saturados e grades superfícies em pink, verde, azul, turquesa, amarelo e laranja criam ambientes vibrantes, estilo color block.
Laranja: A cor laranja é muito boa para a sala, é a cor da amizade, ideal para este espaço em que se recebem os amigos, é uma cor quente e vibrante assim como o vermelho. Porém, um estudo indica que apenas 3% das pessoas preferem o laranja, a grande maioria 45% prefere azul.
Então por que não combinar as duas cores, que são opostas no círculo cromático, duas combinações alegres para sala: azul e laranja ou verde com laranja. Duas combinação quentes: vermelho, laranja e amarelo ou laranja, violeta e vermelho. Duas combinações equilibradas: laranja, amarelo e verde ou laranja, verde e violeta.
Amarelo: O amarelo é uma cor luminosa, quente e chamativa, por isso é usada em placas de sinalização, tem pouca estabilidade qualquer adição de pigmento faz o amarelo mudar de cor, o amarelo representa o sol, sendo também uma cor expansiva que parece vir de cima.
Como é uma cor luminosa e alegre o amarelo vai muito bem com o cinza, seu oposto psicológico, já que o amarelo é o sol e o cinza o tempo nublado.
É mais fácil combinar o amarelo com suas cores análogas, ou então com verde, turquesa ou azul, do que usar sua cor complementar violeta do círculo cromático, isso porque o amarelo é vibrante e o violeta também, mesmo que o violeta seja uma cor fria, tem muita energia.
Verde: O verde é uma cor muito equilibrada, é calmante, mas não depressiva como o azul, e é estável pode ser misturada a todas as outras cores e continuar sendo verde, porém sob a luz ela é a cor que sofre mais mudanças.
É a cor do equilíbrio, harmonia, saúde, esperança, sorte e claro a cor da natureza. O verde combina com todas as cores, junto com azul forma uma dupla calmante, combinado com amarelo, laranja e vermelho o verde ganha vida.
O verde não precisa ser usado na pintura, ou nos móveis, pode ser utilizado em plantas que acrescentam a cor no ambiente.
Azul: O azul é uma cor profunda, fria, íntegra, simpática, calmante, ligada a fidelidade, autoridade, inteligência, é uma cor espiritual. O azul agrada a maioria das pessoas, ele reduz os batimentos cardíacos e melhora a respiração.
Nos ambientes e no vestuário a dupla azul marinho e branco, ou azul royal e branco são uma dupla perfeita. Também fica ótima com toques de cores quentes: amarelo, vermelho, laranja, rosa. Fica ótimo ao lado do amarelo e do verde, criando uma composição cítrica para a sala. Ou, ainda usada com seus opostos: vermelho e laranja.
Nas salas de TV o azul escuro e opaco é uma ótima opção de cor, por ser escura e não refletir a luminosidade da tela.
Violeta: O violeta é uma cor luxuosa, forte, marcante, é a luz mais próxima do espectro invisível, por isso é ligada ao mistério, a magia, teologia e a eternidade. É ligada a nobreza, ao luxo e vaidade.
É uma cor enérgica, ao lado do azul o violeta aparenta ser uma cor quente, já ao lado do vermelho é percebida como uma cor fria.
O violeta é muito usado em teatros e cinemas, indicado então para a sua sala de TV. Fica ótimo ao lado de cores quentes, ou ao lado do verde seu oposto cromático, mas é uma cor que pode ser usada junto às cores neutras, cinza, branco, preto para compor ambientes luxuosos.
Branco: Se no mundo da moda o preto é básico, na arquitetura o branco é rei, é básico, é tudo ou nada, é a melhor base de todas. Nos ambientes pequenos o branco ajuda a refletir a luz, aumenta a luminosidade interna, causa sensação de amplitude, de frescor e de limpeza.
É base para quase todas as cores, menos para o amarelo, pois as duas competem já que ambas são luminosas. Não tenha medo de deixar as paredes brancas, você pode investir nas cores dos móveis, cortinas e acessórios e criar uma sala de estar maravilhosa, colorida, agradável e bem iluminada.
É ótima para expor quadros e para dar destaque ás outras cores. Uma combinação bacana é misturar diferentes tons de branco, aquela dupla dinâmica branco gelo e branco neve, fica ótima em qualquer ambiente.
Preto: Outra cor coringa, o preto vai muito bem em salas estreitas, para causar a sensação de profundidade e continuidade do espaço.
É uma cor elegante, com branco e prata ou dourado forma um trio sofisticado. Com o amarelo o ambiente frita por atenção, o preto também destaca as cores saturadas. Quando o ambiente tem excesso de cores escuras da à impressão de ser menor, mais intimista.
Cinza: O cinza é o favorito dos arquitetos modernistas, é a cor do concreto, uma cor equilibrada que mistura o branco e o preto, ótima base para acrescentar outras cores. Mas, um ambiente todo cinza é monótono, cansativo, o cinza também é símbolo do mau tempo, da velhice, do medo e do tédio.
Por isso, o cinza casa muito bem com as cores quentes, principalmente com o amarelo, que quebra esse peso do cinza, ou com muito branco para trazer luminosidade.
Essas são algumas características das cores, mas no ambiente o que vale é a composição das cores, a dinâmica entre elas, a proporção em que cada cor é usada para trazer equilíbrio e uma composição visual agradável.
Dica: Optar por cores neutras nas paredes e móveis permite uma liberdade maior nas cores dos acessórios de decoração e nas cortinas, assim você poderá mudar facilmente a decoração da sala trocando apenas almofadas, cortinas, toalhas de mesa, quadros, vasos e outros objetos.
Cores para Pintar a Sala
A percepção da cor está relacionada com a luz ambiente, seja natural ou artificial, é por isso que às vezes quando se escolhe cores de tinta para sala nos catálogos e depois da pintura essa mesma cor parece totalmente diferente na sala, pode ser o efeito da iluminação sobre a cor que muda a nossa percepção visual.
Para não errar nas cores de tintas para sala, arquitetos e designers de interiores costumam comprar amostras das cores escolhidas e aplicar no local exato da pintura para observar qual vai ser o efeito visual da cor com a iluminação do ambiente, lembrando que a cor verde é a que mais se altera com a iluminação.
Espero que tenha gostado do artigo e agora fique com uma seleção de paletas de cores para sala com 47 fotos de salas decoradas. Um grande abraço e até o próximo post do ArquiDicas!
Olá eu queria pintar meu apartamento, mas não sei o que fazer… Tenho uma cachorrinha a qual passa as unhas paredes que são pintadas de verde claro…não consigo limpa-las. Gostaria de pintar de vermelho e marrom. O sala é pequena dois ambiente…. Gostaria que me ajudassem…..
Pensei em fazer um barrado metade da parede cor escura em cima mais claro….mas tenho medo.
Vocês podem me ajudar a combinar as cores……obrigado
Precisava de uma ajuda, de cor para a minha sala, se eu mandar uma foto vc poderia de ajudar ?
Parabéns pela apresentação de cores
Ola Realizamos pintura residencial em são paulo e sempre acompanhamos o site da Arquidícas , além de nos auxiliar nos inspira em nossos projetos de pintura agradecemos , obrigado, diretor geral David Silva Qualy Art Pintura
Construí minha casa mas ainda não pintei. Gostaria de sugestão. A sala e conjugada com a copa e cozinha formando um L invertido olhando pela porta da frente. Sala e copa com 43 metros quadrados .A cozinha é pequena e coloquei na parede da direita, azulejos decorados em tons de beje e marrom. Na sala tenho um conjunto de sofá marrom e uma mezinha com pés amarelos. Gosto de ambientes coloridos. como devo pintar. A porta e grande de madeira clara envernizada, as janelas da frente são grandes com vidros largos e ainda estão na madeira sem nada. como devo pintar.
Fiz uma cozinha balcão, pintei a parede do balcão e a parede da televisão de rosa, meu sofá é cinza, quais cores combinam com esse ambiente?
Que cor seria o tapete, a cortina, almofadas e enfeites?
Olá Sandra, vai depender muito do tom de rosa, se você usou um tom mais fechado, claro e discreto, aposte no Taupe, branco, preto, cinza claro como tons neutros, se quiser uma cor para dar contraste vai de azul escuro ou verde claro ou turquesa. Se você mandou um pink, cuidado! Acrescente muito branco e cinza claro para suavizar a cor intensa do rosa pink. Os detalhes podem ser em diferentes tons de rosa, criando um degradê. Aposte nas folhagens para trazer o verde para dar equilíbrio. O tapete pode ser de cores neutras (cinza ou preto e branco), ou se você pode combinar o rosa com algum modelo geométrico que tenha azul e branco; ou turquesa e branco. Use também detalhes metálicos para trazer sofisticação, dourado, rosa metálico ou prata.
Conheci hoje sua página e amei essa matéria. Me ajudou muito, obrigada
Grata, enche os olhos de tanta beleza.
Oi… gostaria de saber qual o nome do revestimento semelhante a madeira da foto 42 com o sofá verde… parede e teto revestido… muito lindo.. seria porcelanato??
[…] Fonte: ArquiDicas […]
bom dia . Quero pintar minha sala de tv, cozinha e sala de jantar conjugados, na cor gelo, peço uma ajuda numa parede da sala de tv e da cozinha pois ambas as mais visiveis , que cor posso passar nelas que combinem com gelo, pra que não fiquem cansativas. Desde ja obgda. Parabens pelo site.
Boa tarde, preciso mudar a cor da minha sala e quartos, as cores da minha casa no geral é Pérola.
De uma dica, estou em dúvida! Obrigada.
Muito bom artigo, usamos para nos inspirar e inspirar nossos clientes.
As cores foram usadas com muito bom gosto e harmonia entre si. Me ajudou muito. Parabéns!
Ola! Tenho um piso de porcelanato cimenticio, paredes brancas e a marcenaria em carvalho com poucos detalhes em preto (laca). Gostaria de colocar cores para clarear o ambiente. Nas poltronas, mesa lateral, almofadas e jarros. Que cores poderia usar ? Obrigada e Parabens pelo artigo.
Ola quero parabenizar o trabalho de vcs muito bom sucessos
parabéns pessoal pela postagem. 🙂
parabéns pessoal pelas postagens. 🙂:-)