Você está começando a planejar o seu closet e precisa de algumas ideais para se inspirar? Então veio ao lugar certo, conheça algumas dicas importantes para o projeto de closet pequeno e ainda confira 39 fotos selecionadas de closets.
Muita gente ainda fica em dúvida sobre o que é closet, o closet nada mais é do que uma sala de vestir, um espaço onde você irá guardar suas roupas, calçados e acessórios e que geralmente conta um grande espelho e com uma poltrona, ou um pufe para que você possa se vestir com mais facilidade, isso seria um closet completo.
Galeria de Imagens – Closet Pequeno
Iluminação do Closet
Uma coisa muito importante do closet é o projeto de iluminação, para que você consiga enxergar nitidamente os detalhes das roupas e principalmente que perceba as cores “reais” das roupas.
Lembrando que as cores que enxergamos são parte da leitura humana que fica dentro de um espectro visível entre o vermelho e o violeta, para nós seres humanos as cores verdadeiras são as que estão sob a luz branca ou neutra que são as temperaturas de luz que mais se aproximam da luz do dia.
O que significa isso? Que se o seu closet tiver uma iluminação com temperatura de cor quente, puxando para o amarelo você verá as cores das roupas em outra tonalidade.
As sombras também podem alterar a nossa percepção das cores, por isso é importante que o closet tenha uma iluminação principal que seja uniforme e de cor fria. Isso também vale para a iluminação da mesa de maquiagem.
Closet Planejado
Existem dois modelos de closet, o closet planejado, projetado por um arquiteto ou designer que irá tirar as medidas e avaliar quais serão as melhores estratégias para projetar o closet de acordo com as suas necessidades de espaço de armazenamento e o espaço disponível do ambiente.
Esses projetos são mais bem acabados, com sancas em gesso, nichos iluminados e rodapés na base dos armários. Aproveitando bem todo o espaço disponível e prevendo soluções inteligentes de armazenamento.
Por exemplo, os projetos de closet para o casal pode ter alturas adaptadas para a mulher e para o homem, para facilitar o acesso às prateleiras, cabideiros e nichos aéreos.
Ou ainda, com acessórios que otimizam o espaço e que trazem a roupa que está inacessível até você, como esse suporte para cabides.
Se você tem espaço para comportar apenas um closet pequeno, investir em um projeto personalizado e armários planejados, com suportes especiais para gravatas, lenços, divisões internas dos gaveteiros, nichos bem dimensionados pode ajudar você a guardar mais roupa em menos espaço.
Closet Modular
Os móveis modulares são aqueles que já vêm com um pré-dimensionamento, ou seja, as possibilidades de adaptação ao espaço ficam restritas as medidas existentes dos móveis.
A vantagem de usar peças modulares para criar o seu próprio closet é a economia, se você montar o seu closet, o preço final do closet fica muito próximo ao valor dos roupeiros.
Você pode fazer isso comprando guias metálicas prontas em lojas como a Leroy Merlin, esses perfis metálicos são instalados na parede com ajuda de um nível e da trena para marcar as furações e distância entre os perfis.
Depois, é só encaixar as peças, prateleiras, cabideiros e gavetas que podem ser metálicas ou ainda de MDF. Araras e gaveteiros podem compor o restante dos móveis do closet.
Closet Aberto ou Fechado?
Com a quantidade de blogueiras de moda fazendo tour pelos seus closets abertos cheios de roupas separadas por cor e prateleiras de sapatos de salto alinhados tem muita gente querendo fazer seu closet aberto também.
Sem problema nenhum, na verdade o closet aberto contribui para que as roupas ventilem melhor o que evita a proliferação de mofo nas roupas, mas por outro lado à roupa pode ficar sujeita a poeira, principalmente as peças de roupa e acessórios que são pouco utilizados.
O closet aberto pode também ficar poluído visualmente, ainda mais se não estiver organizado, então eu recomento o seguinte se o closet for no quarto e ficar visível opte pelo closet fechado, pode inclusive usar portas de correr de vidro leitoso ou ainda portas ventiladas tipo camarão para fazer o fechamento do seu closet.
Agora se você tem uma sala fechada, um quarto que reservou exclusivamente para o closet, então pode fazer um closet aberto sem preocupação, igual aquele closet da blogueira famosa ou da famosa que você está sonhando em ter.
Cuidados com o Closet
Eu poderia falar de organização, até porque organização e limpeza é fundamental para manter o closet com uma aparência agradável, mas eu prefiro deixar essas dicas para a minha amiga Letícia Lepchak que é Personal Organizer e já postou sobre isso aqui no ArquiDicas, então se você quiser saber como organizar o seu guarda-roupa ou closet aqui vai o link para o post dela:
10 Dicas de Organização para o Seu Guarda-Roupa
Agora eu resolvi falar de outros tipos de cuidados com o closet, principalmente com o projeto do closet, afinal essa é minha especialidade… arquitetura.
Primeira dica, escolha muito bem a parede onde você pretende instalar o seu closet, cuidado com a umidade próximo as roupas, evite paredes que fazem divisa com a área externa e se necessário usar essa parede faça a devida impermeabilização, ainda mais quando o armário do closet não tem fundo e a roupa vai ficar em contato direto com a parede.
Alguns closets ficam entre o banheiro e o quarto, como uma espécie de passagem, onde ficam roupeiros de ambos os lados, neste caso é preciso evitar que o vapor do banheiro umedeça as roupas e os armários.
Segunda dica, a sua roupa precisa “respirar”, seja o roupeiro ou closet é importante manter as roupas ventiladas para evitar o mofo, usar saquinhos com sílica também retém a umidade e obviamente nunca coloque roupas molhadas no roupeiro, ou roupas suadas.
Por isso, as araras ou cabideiros para casacos que ficam fora do roupeiro são boas para acomodar aquele casaco que você usou, mas que não vai lavar. Mantenha ele no cabideiro externo para arejar.
Terceira dica, eu já abordei sobre iluminação do closet lá no começo desse artigo, só não comentei que o projeto de iluminação deve prever onde serão os armários para que as luminárias de teto não fiquem bem embaixo dos armários e sim no meio ou em frete ao roupeiro. Os armários em geral têm 60 cm de profundidade e altura e comprimento variável.
Deixe acesso também para a instalação de luzes internas nos armários se você pretende ter nichos com spots de luz nos nichos ou ainda armários com LED.
Antigamente os closets eram fechados e não tinham janelas, mas hoje alguns projetos já incluíram janelas para ventilar as roupas nos closets o que é muito positivo para economizar energia com iluminação e ainda para eliminar as bactérias.
Quarta dica, se os armários, ou prateleiras, forem altos demais para alcançar tenha sempre uma pequena escada de apoio, ou então soluções como o cabideiro extensível com puxador.
Quinta dica, mesmo que com um closet pequeno é preciso dimensionar o projeto de acordo com a necessidade de armazenamento de roupas e acessórios, o closet não tem que ser só bonito, tem que ser útil e acomodar bem todas as roupas. Se o projeto está mal dimensionado falta espaço as pessoas acabam sobrecarregando os cabideiros e muitas vezes a estrutura não aguenta o peso.
Como Fazer um Closet do Zero
Essas são as minhas 5 dicas de projeto para closet e agora fique com um vídeo bem bacana da Sandra Powell:
Qual o menor tamanho p se fazer um closet
Muito bem elaborados!!!
Nossa, que lindos esses closets!!! preciso de um desses!
Um closet pequeno posso fechar com cortinas?
[…] de Blogueira Reprodução: Closet de Blogueira Reprodução: Closet de Blogueira Reprodução: Closet de Blogueira Reprodução: Closet de Blogueira Reprodução: Closet de Blogueira Reprodução: Closet de […]
[…] Image Source: http://www.arquidicas.com.br […]
Gostaria de saber que tipo de lampada usar em um closet pequeno… tem 3 leds no meu e esta queimando as roupas!
Olá…
Por favor!
Melhor então fazer o closet com luzes na cor fria?
Estou muito em dúvida se uso a neutra ou fria…por questão de querer tirar fotos também, em frente ao espelho, por exemplo! ?