O uso das chapas de aço como uma solução construtiva estrutural já é amplamente conhecido por arquitetos e engenheiros. Entretanto o aço tem se tornado uma alternativa cada vez mais valorizada para acabamentos e decoração, tanto em interiores como em áreas externas.
A Casa Cor, um dos principais eventos de decoração do Brasil, tem apostado em ambientes que utilizam o aço para proporcionar resultados mais modernos, com aproveitamento do espaço e alta sofisticação. Na Casa Cor Paraná 2015, por exemplo, diversos arquitetos renomados apresentaram soluções internas em aço, como: Samara Barbosa, Renata Pisani, Cristiane Maciel e Sony Luczyszyn.
Corte do aço para decoração
Entre as alternativas utilizadas para otimizar e modernizar o uso deste material estão os cortes das chapas de aço. Por se tratar de um procedimento industrial de alta precisão, é possível realizar trabalhos artisticamente complexos. Um dos exemplos são os cortes que foram realizados pelo arquiteto, artista plástico e designer Leo Romano durante a Casa Cor 2013, no qual as chapas de aço carbono passaram por corte a plasma, adquirindo um aspecto de renda em aço.
Outros arquitetos também têm utilizado a alta tecnologia e a precisão dos cortes em aço para realizar acabamentos de ambientes internos, como quartos, salas, cozinhas e escritórios. Todos os ambientes podem ser beneficiados. Entre algumas opções de uso estão:
- Escadarias e corrimão;
- Divisórias de ambiente;
- Parede revestida com chapa de aço;
- Portais e entradas em aço dobrado;
- Mesas, balcões e bancos;
- Armários com chapas galvanizadas;
- Pilastras
Vantagens do Aço Corten
Um dos materiais em aço preferidos dos arquitetos e designers é o Aço Patinável, ou também conhecido por Aço Corten que é o nome da marca Corten, que se destaca pela sua composição que faz com que ele tenha melhores propriedades anticorrosivas. Muito aceito por profissionais brasileiros, esse material é usado em diversas obras de grande porte, como na Catedral de Brasília. Ele também é usado como solução em:
- Edifícios de múltiplos andares ou industriais;
- Passarelas, pontes e viadutos;
- Torres de transmissão;
- Telhas.
A adoção desse material é crescente em regiões marítimas, como em casas à beira-mar, condomínios próximos a praia e prédios residenciais e comerciais localizados nessas áreas. Isso ocorre, pois, a corrosão do aço é muito maior nesses locais e o aço patinável tem grande capacidade de retardar esses danos. O material pode ser usado ainda para acabamentos e decoração nesses ambientes.
Veja nos gráficos abaixo a diferença entre a corrosão do aço patinável e da chapa de aço comum quando expostos a quatro atmosferas distintas: industrial, marítima, urbana e rural.
Chapas galvanizadas
Além do aço patinável e seus benefícios referentes ao tempo de corrosão do material, as chapas galvanizadas também são produtos utilizados para acabamento e decoração em aço. Entre as principais vantagens no uso deste material estão suas propriedades acústicas e térmicas, que fazer com que as chapas de aço possam ser utilizadas para revestimento de paredes e fachadas.
Muitos arquitetos têm trabalhado para compor ambientes com aço emcontraste com outros materiais, como: vidros, espelhos, madeira, drywall e outros.
Qualquer construção em aço ou acabamento utilizando este material exige a contratação de profissionais qualificados e com conhecimento no manuseio do aço. Essa preocupação é fundamental para oferecer mais segurança ao empreendimento e também aproveitar amplamente as vantagens oferecidas pelo material.
Post Colaborativo por Tetra Ferro
Adicionar Comentário