Faz tempo que eu não faço um post sobre paisagismo e jardinagem, mas hoje eu estou inspirada e resolvi trazer um pouco dessa minha inspiração para você, preparando esse artigo especial sobre jardim de inverno.
Mesmo que aqui no Brasil, onde a maioria das regiões possui o clima favorável para jardins externos, existe uma tendência crescente de trazer o jardim para o interior das casas e apartamentos.
Isso porque os terrenos têm áreas cada vez menores, inviabilizando grandes jardins e obrigando as pessoas a criarem jardins no interior das casas como uma forma de ganhar luz e ventilação natural para todos os ambientes.
Outro motivo que tem levado as pessoas a optarem pelo jardim de inverno é a priorização da paisagem no interior da residência, de criar um jardim privativo que ofereça mais segurança e intimidade. Então ao invés de construir a casa e deixar os fundos para o jardim, os arquitetos projetam as casas abraçando o jardim, trazendo essa área aberta para dentro.
Mesmo no interior existem diversos tipos de jardins de inverno, os mesmos modelos de jardins externos, podem ser replicados na área interna, desde que as plantas escolhidas tenham as mesmas condições de insolação, ou sombra.
Claro que nem todo o jardim precisa necessariamente ter plantas, você pode criar, por exemplo, um jardim seco com pedras ou areia.
Mas, a verdade é que as pessoas gostam mesmo é de jardins com plantas, trazer essa paisagem verde para dentro de casa é uma forma de se sentir conectado a natureza, uma coisa que a vida moderna muitas vezes nos priva.
Antes de escolher os tipos de planta para jardins de inverno, você precisa saber que tudo vai depender de onde será o seu jardim, se é um jardim á sombra embaixo da escada, ou é um jardim bem iluminado próximo à janela, em uma varanda, ou ainda jardim iluminado por claraboia.
Confira a seguir as plantas para jardim de inverno, conforme a iluminação natural que o seu jardim têm disponível.
Plantas para Jardim de Inverno
Ao escolher as plantas para o seu jardim sempre consulte sobre a necessidade de manutenção de cada espécie, qual a frequência de rega, quando adubar, que tipo de substratos precisa para manter a planta nutrida e evitar pragas.
Veja também se as plantas são perenes, que se mantém suas folhas durante todas as estações do ano, ou se são decíduas, que perdem suas folhas em determinadas estações. Com as flores observe qual o período de floração, você pode combinar diferentes espécies de plantas e flores para manter seu jardim sempre florido e vistoso.
Espécies de Plantas para o Sol
As suculentas são plantas queridinhas da vez, porque são muito fáceis de cuidar. Elas são da família das cactáceas, ou seja, são parentes dos cactos, só que não tem espinhos, mas assim como os cactos, as suculentas reservam líquido no interior das suas folhas, por isso suas folhas são “gordinhas”.
Veja algumas espécies de suculentas para cultivar no seu jardim de inverno:
- Aortia (Haworthia cuspidata)
- Carpete-dourado (Sedum acre)
- Dedinho-de-moça (Sedum burrito)
- Echevaria Baby (Echeveria derenbergii)
- Flor-da-fortuna (Kalanchoe blossfeldiana)
- Flor-de-maio (Schlumbergera truncata)
- Gastéria (Gasteria verrucosa)
- Jade (Crassula ovata)
- Planta-fantasma (Graptopetalum paraguayense)
- Planta-pérola (Haworthia margaritifera)
- Roda-de-pedra (Echeveria sp)
Um cuidado que se deve ter ao cultivar plantas suculentas é mantê-las sempre próximo ao sol, junto às janelas. Elas são típicas de regiões desérticas e preferem o solo mais arenoso ao invés de um solo de terra.
Nos projetos de jardim de inverno com suculentas elas geralmente são cultivadas em vasos, ou então em painéis verticais.
Espécies de Plantas para Sombra
Já se o seu jardim de inverno fica á sombra, mas recebe indiretamente a luz do sol você pode cultivas Orquídeas e Violetas (Saintpaulia ionantha), Babosa-de-pau (Philodendron martianum) Bromélia (Guzmania ligulata), que preferem a meia sombra.
Para jardins que recebem pouca luz você ode optar por espécies como:
Antúrio (Anthurium andreanum)
- Begônia (Begonia elatior)
- Bromélia (Guzmania ligulata)
- Pau-D’água (Dracaena fragrans)
- Camedórea (Chamaedorea elegans
- Filodendro-Brasil (Philodendron cascata)
- Jibóia (Remnum pinnatum)
- Lança de São Jorge (Sansevieria cylindrica)
- Lírio da Paz (Spathiphyllum wallisi)
- Palmeira-Leque (Licuala grandis)
- Palmeira Areca (Dypsis lutescens)
- Pleomele (Dracaena reflexa)
- Ráfis (Rhapis excelsa)
- Sigônio (Syngonium angustatum)
- Zamioculca (Zamioculcas zamiifolia)
Essas plantas são ideais para lugares sombreados, mas com acesso a alguma luminosidade indireta, afinal as plantas precisam de luz mesmo que indiretamente para fazer fotossíntese.
Espécies de Ervas para Jardim de Inverno
Ainda existem as espécies de ervas para jardins de inverno, porque não, afinal tem coisa melhor do que ter um jardim de inverno na cozinha cheio de plantas cheirosas e saborosas que vão deixar suas refeições ainda mais gostosas?
Entre as espécies de ervas mais comuns que podem ser cultivadas em apartamentos ou casas, estão: hortelã, alecrim, salsa, coentro, cebolinha, tomilho, pimenta dedo-de-moça, orégano, manjericão, manjerona, sálvia, endro.
Todas essas ervas e temperos acima podem ser cultivados em casa desde que recebam muito sol, sempre próximas à janela ou na varanda. Como são pequenas elas se adaptam bem a pequenos vasos.
Complementos para Jardim de Inverno
Além das plantas os projetos de jardim de inverno podem receber pedras (seixos) ou até mesmo a brita, areia ou ainda cascalhos, como nesse jardim oriental abaixo.
Os vasos e outros suportes para plantas também podem fazer parte do seu projeto paisagístico de jardim de inverno.
Em áreas maiores é comum usar mobiliários para área externa como bancos, pufes, sofás, mesas, postes de luz, etc. Ou ainda, ofurôs e banheiras para jardim.
Jardim de Inverno – Fotos
Bom agora chega de falar de espécies de planta para jardim de inverno e vamos se as fotos, eu selecionei 64 fotos de jardins pequenos, grandes, banheiros com jardins, jardins de inverno sob escadas, jardins de inverno verticais, suspensos, em vasos, tudo para que você saia daqui com a maior vontade de começar o seu jardim.
Confira então, a galeria de fotos de jardins de inverno que eu preparei com carinho e se gostar deixe um comentário lá embaixo do artigo que eu ficarei muito feliz, ou então me mande suas dúvidas para que eu possa te ajudar a começar o seu jardim de inverno, um grande abraço e até o próximo post.
Por favor, qual o nome das espécies das fotos 19 e 42? Atenciosamente, Lisandra Carraro.
Magnificos! Desejo fazer um jardim seco com cactaceas e cactus em frente a casa, no patio. Mas gostaria de fazer no solo mesmo. só que a terra lá em casa é meio vermelha, argilosa. Como devo proceder parar preparar esse solo pra esse tipo de jardim? Desde já, muito obrigada!
[…] Fonte: ARQUIDICAS […]
[…] https://www.arquidicas.com.br/jardim-de-inverno/ […]
Bom dia,
Muito legal seu post, parabéns. Gostaria de saber o nome da árvore da foto 20?
Aguardo, desde já agradeço,
Fernando
Adorei as dicas, com as ferramentas certas o jardim fica incrível!
[…] acordo com o site Arquidicas, “Os mesmos modelos de jardins externos podem ser replicados na área interna, desde que as […]
[…] acordo com o site Arquidicas, “Os mesmos modelos de jardins externos podem ser replicados na área interna, desde que as […]
[…] acordo com o site Arquidicas, “Os mesmos modelos de jardins externos podem ser replicados na área interna, desde que as […]
Gostei muito das suas dicas, muito legal seu post!
Muito bom artigo parabéns !!!
Adorei o artigo gotei muito das dicas muito obrigado.