Durante o mês de Março acontece anualmente em São Paulo a maior feira de revestimentos, metais sanitários e louças sanitárias da América Latina, a Exporevestir, e nessa feira são apresentadas as novidades para o mercado da construção, reunindo profissionais de arquitetura, design de interiores e grandes marcas.
Eu estive na Exporevestir e vou contar tudo o que vai ser tendência na decoração em 2015.
Porcelanatos em Grandes Formatos
Uma das maiores novidades dessa feira são as peças de porcelanato em tamanhos especiais, peças como a Palace HD da Portinari que mede 75×150 cm e conseguem com perfeição reproduzir pedras naturais como os mármores italianos ou então porcelanatos que mais parecem chapas metálicas oxidadas pelo tempo.
Os porcelanatos em grandes formatos que reproduzem o mármore, apesar de ser uma linha comercializada em lojas especializadas em pisos e revestimentos, que contam com a especificação de arquitetos e designers, tem seu preço muito abaixo do valor de uma peça de mármore verdadeira e com um acabamento visualmente semelhante com alta definição.
Porcelanatos ou Madeira?
Além dos porcelanatos de grandes dimensões, uma proposta que vem crescendo nos últimos anos são os pisos de porcelanato com textura e tonalidades de madeira natural, esses pisos especiais são considerados ecológicos porque não retiram nenhuma madeira da natureza, são porcelanatos que conseguem dar o efeito de piso de madeira.
A marca Eliane trouxe uma coleção intitulada “Reserva Natural” em que os pisos de porcelanatos que imitam a madeira são de dois tamanhos em ripas de 20×120 cm e 9,5×120 cm, sendo a primeira mais rústica e a segunda com um toque sofisticado em peças mais finas. Além da linha deck que permite o uso na área externa.
O Antigo Agora é Novo
Contrastando com a elegância dos porcelanatos que imitam as pedras naturais outra corrente que vem em oposição à beleza clássica são peças que trazem um estilo industrial para a casa, revestimentos de madeira e porcelanatos que imitam concreto, aço e madeiras desgastadas pelo tempo.
A linha da Incepa Revestimentos Oxi Ruddy (acima) ilustra bem essa tendência industrial, com porcelanato que lembra muito Aço Corten.
Materiais brutos que ganham uma nova proposta em revestimentos sofisticados como o porcelanato ou pisos de madeira laminados.
A Duratex dedicou uma coleção exclusiva ao tema, “Marcas do Tempo” é o nome da linha de pisos laminados produzida e assinada junto com a revista Casa Cláudia, que traz esse conceito de antigo, desgastado, mas que ao mesmo tempo é reconfortante e íntimo. (Foto Acima)
Formas Hexagonais
As formas hexagonais imperaram em quase todos os estandes de pisos e revestimentos, esse novo formato com forma de colmeia esta presente em vários tamanhos, desde pequenas placas de pastilhas de vidro ou cerâmicas, peças de concreto de tamanho médio para o jardim e ainda peças grandes.
Com visual contemporâneo ou rústico os revestimentos em forma de colmeia se destacam nos ambientes, sejam eles internos ou externos.
Peças em Relevo
Os arquitetos utilizam peças em alto relevo há muito tempo, mas o mercado de revestimentos começou a apostar em peças que criam o efeito painel nas paredes há pouco tempo, antes esses conjuntos em alto ou baixo relevo precisavam ser personalizados, agora existe milhares de opções em diversos materiais para criar painéis em relevo.
A Castelatto é uma marca que fabrica pisos e revestimentos em concreto (acima) e consegue criar módulos para painéis com volume de alto relevo, que quando iluminados criam um jogo de luz e sombra sensacional.
Já a Portinari chegou com uma linha de porcelanatos com relevo médio em duas linhas espetaculares a Color Cement (acima) com peças em formato de losango em cores suaves e pálidas e a linha Freedom (abaixo) que brinca com formas triangulares em tons de madeira e cimento.
Enquanto a Eliane trouxe este ano uma coleção de porcelanatos muito delicada chamada Creative Nostalgia (abaixo parede esquerda), que lembra uma renda, muito leve e de baixo relevo.
Essa tendência, de volumes e texturas, é ideal para criar o efeito painel, quando você não consegue mais saber onde termina uma peça e acaba outra, tudo parece fazer parte de um mesmo conjunto.
Como são peças especiais merecem ter destaque, não são feitas para todas as paredes, mas para aquelas que merecem atenção, que são únicas.
Instale Seu Próprio Piso
No segmento de pisos vinílicos e laminados de madeira a inovação no sistema de encaixe permite que os pisos sejam instalados sem precisar de mão de obra especializada, esses pisos não são colados, apenas ficam sobrepostos ao contrapiso que deve estar nivelado, ou seja, não é possível aplicar sobre outros pisos.
São indicados para obras novas ou para aplicação sobre pisos de cimento queimado. E apenas para áreas secas como salas e quartos.
A Tarkett possui a linha Essence Click em que o encaixe é feito somente com um clique (foto acima), além da linha Square Set um piso vinílico autoportante (foto abaixo) que são indicados para escritórios.
A Eucatex por sua vez lançou na feira um sistema patenteado pela marca que se chama Sistema 5G Eucafloor, para pisos laminados de madeira. Esse sistema permite que o piso seja substituído tão rápido quanto trocar os móveis de lugar. (Foto abaixo)
Economia de Água
Reduzir o consumo de água é uma necessidade nos tempos atuais, á pouco tempo São Paulo enfrentou uma das suas maiores crises hídricas e as escolhas que você faz para sua casa também podem ajudar a diminuir a quantidade de água gasta diariamente.
A Deca apresentou na Exporevestir vários produtos economizadores de água, entre eles um moderno chuveiro que adiciona ar na saída de água, criando bolhas que fazem parecer que o volume de água é maior e consegue economizar até 42% de água em comparação aos chuveiros convencionais, oferecendo uma alta pressão e um banho confortável.
As torneiras Deca com sensor de presença ou de apertar economizam cerca de 70% de água.
Vaso que Não Entope
A marca japonesa Toto, que tem representação em todo o Brasil, desenvolve vasos sanitários inteligentes e econômicos.
Utilizando apenas 4,8 litros de água através do sistema patenteado G-MAX, consegue maior eficiência de sucção possui força suficiente para mandar até 12 bolinhas de golfe pelo vaso sem esforço no processo de demonstração da tecnologia.
Tem também vasos sanitários com controle remoto com memória para 2 usuários, pintura esmaltada especial antibacteriana, assento aquecido e ducha higiênica acoplada com controle de temperatura e autolavagem do vaso. Um luxo total que só poderia ter sido feito por japoneses.
Banheiras e Cubas Coloridas
Para mim uma das maiores descobertas da feira Exporevestir foi a marca de banheiras, cubas e lavatórios Sabbia, uma empresa brasileira que trabalha com um material de altíssima qualidade denominado Sandstone, esse material é ultra resistente, não é poroso, não mancha e tem tecnologia BioCote evitando a proliferação de bactérias e fungos.
A maior vantagem desse material é que ele não mancha, não desbota ou mesmo amarela, na verdade as peças produzidas podem ser lixadas e restauradas conseguindo manter o mesmo brilho e qualidade sempre. Ou seja, duram anos e anos.
Mas, o legal mesmo é que a Sabbia faz banheiras, cubas e lavabos em com uma cartela incrível de cores, além do tradicional branco existem mais 24 cores para você personalizar. Também faz aplicações em cristal Swarovski e revestimento em couro nas banheiras.
Essa foi a minha pequena lista do que eu vi de novidade na Exporevestir e deve ser tendência para os próximos anos, espero que tenha gostado e até o próximo post do ArquiDicas.
[…] Veja mais matéria legais sobre arquitetura no Arquidicas […]
[…] Veja mais matéria legais sobre arquitetura no Arquidicas […]
[…] 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | […]
Olá!
Bom dia!
Gostaria de saber se esse sanitário tem a saida maior, pois tenho 04 banheiros e todos entope com muita facilidade. queria saber se o modelo abaixo irá me satisfazer.
Vaso que Não Entope
A marca japonesa Toto, que tem representação em todo o Brasil, desenvolve vasos sanitários inteligentes e econômicos.
Utilizando apenas 4,8 litros de água através do sistema patenteado G-MAX, consegue maior eficiência de sucção possui força suficiente para mandar até 12 bolinhas de golfe pelo vaso sem esforço no processo de demonstração da tecnologia.
Ficarei muito grata se puderem me ajudar.
Att.
Leda
Os revestimento de pisos ficou muito bonito, os pisos vinílicos e laminados de madeiras já coloquei em minha casa, vale apena o preço, pois todo que vem o piso só sabem falar, “nossa que lindo”